Nº de acessos

domingo, 14 de junho de 2015

Comissão Especial de Convivência com a Seca se reúnem e discuti ações emergenciais

  Vereadores e Defesa Civil discutiram sugestões de ações imediatas
 para amenizar a seca
A situação é muito preocupante, a seca persiste
 há mais de 4 anos no município.


A Comissão de Convivência com a Seca e Gestão de Recursos Hídricos, da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe reuniu seus membros mais uma vez para discutir a problemática da estiagem. O grupo é composto pelos vereadores Pipoca (PMN), que preside a comissão, e tem como membros os vereadores Zezin Buxin (PSDB), Zé Minhoca (PSDB), Helinho Aragão (PTB), Fernando Aragão (Pros) e Deomedes Brito (PT).

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Câmara e recebeu o gestor de meio ambiente do município, Pablo Ricardo, Luiz Carlos, membro do comitê de desenvolvimento rural sustentável, Bartol Neves, da Defesa Civil onde na oportunidade foi entregue um relatório da Defesa Civil e da Gerência de Meio Ambiente, onde mostra a situação dos poços artesianos e das barragens que abastecem Santa Cruz do Capibaribe.

Pipoca relatou que a ida a Brasília foi de suma importância para que esta comissão pudesse entender os pontos mais específicos da seca. “Quando estivemos no Ministério da Integração Nacional, nos foi informado que é preciso ter tudo documentado, inclusive com dados da Defesa Civil para podermos pleitear algo para nossa cidade. E, hoje, nesta reunião fico feliz em poder ter a presença do Pablo, Luiz Carlos e Bartol, nos apresentando a real situação dessas barragens que nos abastecem”.

O vereador Pipoca, através da Comissão, vai solicitar junto a Compesa, a retirada de uma passarela enferrujada no açude de Tabocas, agilizar o Sistema Camivô, requerer um kit que mede a qualidade da água, a ser entregue ao gestor de meio ambiente, Pablo Ricardo, desassoreamento dos riachos, assim como também a possibilidade da chegada de água do Rio São Francisco para Santa Cruz do Capibaribe. Ficou decidido ainda, que na próxima semana, a comissão vai visitar alguns poços artesianos na cidade e na Zona Rural, para conferir a qualidade dos mesmos.

Vale salientar que a Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, é a única do Agreste Pernambucano que formalizou uma comissão para discutir os problemas da seca.




Do Patrulha do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário