Nº de acessos

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Polícia Federal/PE Realiza a Maior Apreensão de Haxixe do Ano no Curado (24,7Kg) e Prende um Suspeito por Tráfico de Drogas





A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu na madrugada do dia 26/10/2014, por volta das 2h, ROBERTO FRANCISCO SILVA DO NASCIMENTO, 24 anos, mecânico, casado, natural de Recife/PE e residente no bairro da Mangueira/PE- (não possui antecedentes criminais).

A prisão aconteceu em virtude de investigações de rotina realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, nas bagagens dos passageiros do Terminal Integrado de Passageiros-TIP, localizado no bairro do Curado, visando reprimir o tráfico interestadual de drogas na capital pernambucana.

Ao ser feita uma revista com a utilização de cães farejadores em várias bagagens de passageiros por amostragem – percebeu-se que um dos passageiros, o qual já havia retirado a sua mala do compartimento de bagagens iniciou um deslocamento a pé de forma rápida com sua bagagem tentando se esquivar da fiscalização policial.

A ação teve seu desfecho final quando os federais seguiram o referido passageiro e detiveram-no, sendo solicitado que ele abrisse sua mala a fim de que fosse feita uma averiguação e ao ser feita uma busca minuciosa em seu interior foi encontrado acondicionados em bexigas coloridas 70 (setenta) tabletes de haxixe cujo peso bruto totalizou 24,7Kg (vinte e quatro quilos e setecentos gramas).

Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e levado para a Sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabou sendo autuado por tráfico interestadual de entorpecentes (artigo 33 e 40 da Lei 11.343/06) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.

Após as praxes processuais o preso foi submetido a exame de corpo de delito no IML-Instituto Médico Legal e em seguida recambiado para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição da Justiça Estadual de Recife/PE. Além da droga, também foram apreendidos 01 (um) aparelhos celular e 01(uma) passagem de ônibus.

Em seu interrogatório RONALDO informou que estava desempregado há cerca de um mês e recebeu a ligação de uma pessoa (a qual não deu maiores detalhes) oferecendo-lhe a quantia de R$ 1.900,00 (mil e novecentos) reais para se dirigir até São Paulo/SP de avião e fazer o transporte através de ônibus de uma certa quantidade de material entorpecente.

Ao chegar em São Paulo/SP foi orientado a se dirigir até a rodoviária do Tietê/SP onde recebeu dois bilhetes de passagens de ônibus São Paulo-Brasília-Recife e quando chegou no trecho Brasília-Recife, lhe foi repassada a mala pronta carregada com a droga.

Tais operações consecutivas que a Polícia Federal vem desenvolvendo no estado contribui significativamente para o desabastecimento dos locais de venda de drogas em Pernambuco, evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios por dívidas de droga, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas.

Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

O Haxixe é uma resina extraída da maconha e é em média 6 vezes mais forte devido ao seu alto grau de concentração do princípio ativo THC responsável pelo efeito alucinógeno provocado no cérebro das pessoas quando fazem uso.

É geralmente adicionada ao cigarro de maconha ou cigarro normal, seus efeitos no organismo variam de 4 a 6 horas.

Em 2013 a PF apreendeu 2.327Kg de maconha, 378 quilos de pasta base de cocaína, 18,7 quilos de cocaína pura e prendeu 45 pessoas por envolvimento como o tráfico de drogas;

Está é a 28ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco. Até a presente data já foi tirado de circulação 139,4Kg de pasta base de cocaína,11,8Kg de crack, 4.900Kg de maconha, 30,5Kg de haxixe e 43Kg de cocaína pura, 9.000 comprimidos de Artane, tendo sido presas 31 pessoas e 01 menor por envolvimento com o tráfico de drogas.

Do: Patrulha do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário