Nº de acessos

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Missão da União Europeia visita o Moda Center Santa Cruz

Síndico Allan Carneiro apresentou aos europeus o maior centro atacadista
 de confecções do Brasil


Participantes do Workshop “Diálogos Setoriais”, realizado ontem no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), no bairro do Recife, visitaram nesta quarta-feira (28) o Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe.

Integrando o grupo, estiveram peritos da União Europeia e técnicos do Ministério da Integração Nacional e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao MCTI; Moda Center Santa Cruz; Secretaria de Desenvolvimento Econômico/PMSCC; Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP); CDL Santa Cruz; Senai Santa Cruz do Capibaribe; ProAPL/Itep; CT Moda/Itep; Grupo de Pesquisa em Inovação tecnologia e Território (GRITT/UFPE); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI), dentre outros.

O síndico Allan Carneiro, que também participou do Workshop em Recife, fez uma apresentação do Moda Center Santa Cruz, principal representante comercial da região. Em sua fala, o diretor aproveitou a presença de representantes dos governos Estadual e Federal para expor algumas das necessidades do polo.

Workshop “Diálogos Setoriais”, realizado nesta terça (27) no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE) 


“Além de apresentar o nosso Polo de Confecções aos europeus, considerei oportuna a presença de representantes dos poderes Estadual e Federal para fazer algumas colocações quanto à carência de investimentos em algumas áreas, como infraestrutura de transportes, abastecimento de água e segurança”, disse o síndico.

A missão da União Europeia é composta por John Huw Edwards, do Institute for Prospective Technological Studies Technological Studies (IPTS); Nuno Araújo – Technological Center for the Metal Working Industry/CATIM; António Teixeira, do Programa Operacional Regional do Norte de Portugal e Manuel Laranja, da Universidade de Lisboa.

As instituições envolvidas do lado brasileiro são: o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o Ministério da Integração Nacional (MI), o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a SECTI/PE. Do lado europeu, teremos a presença da Direção Geral de Política Regional e Urbana (DGREGIO) e do Institute for Prospective Technological Studies (IPTS), instituições que promovem estudos para países da UE.
Comitiva com membros brasileiros e europeus conhecendo
 o Moda Center Santa Cruz 

Essa fase do projeto – iniciada ontem no Recife – será concluída no começo de 2016 em Bruxelas, na Bélgica, com a elaboração de um Projeto Executivo, com apoio da União Europeia, para colaboração e troca de experiências entre os territórios de inovação da Europa e de Pernambuco. Os territórios contemplados com a ação no estado, escolhidos pela SECTI-PE, são os de Confecções, no Agreste, e Automotivo, na Mata Norte. Na quinta (29) a comitiva se deslocará até o município de Goiana para conhecer o Polo Automotivo da FCA.

A partir das visitas e da troca de experiências e compartilhamento das informações, os peritos nacionais e internacionais vão elaborar o diagnóstico que servirá de base para implantação do Sistema Regional de Inovação em território selecionado da Política Regional Brasileira.

Paulo Pitanga, do Ministério da Integração Nacional, destacou que o projeto com a União Europeia se insere dentro do desafio de trabalhar para diminuir as desigualdades regionais. “Temos uma ação bastante consolidada de cooperação com a Direção Geral de Política Regional e Urbana (DGREGIO), da União Europeia, que nos permitiram ao longo dos anos realizar diversos projetos. Essa já é a oitava convocatória do Projeto Diálogos Setoriais que, desta vez, priorizou territórios de inovação da Amazônia e de Pernambuco”, disse.

A metodologia utilizada no processo, entretanto, mudou. “Em vez de levar pessoas daqui para a Europa, como sempre fizemos nas convocatórias anteriores, invertemos o processo. Primeiro trouxemos os atores europeus para conhecer os territórios de inovação. Só depois vamos consolidar os acordos na Europa”, explicou.



Do Patrulha do Agreste / fonte: GERCOM/Moda Center,
com informações do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário