Nº de acessos

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Terrorista é morto


O ex-ditador da Líbia Muamar Kadhafi foi morto pelas forças do novo regime em um ataque contra o último bolsão de resistência em sua cidade natal, Sirte, informou o Conselho Nacional de Transição (CNT).

"Nós anunciamos ao mundo que Kadhafi foi morto pelas mãos da revolução", declarou o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga.

"É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi encontrou seu destino", completou.

Um vídeo que circula entre os combatentes do CNT em Sirte mostra imagens feitas com um telefone celular do que aparenta ser o corpo de Kadhafi ensanguentado.

Nas imagens granuladas, observadas por um correspondente da AFP, vários ativistas do CNT gritam de maneira caótica ao redor de uma pessoa de uniforme cáqui com sangue no rosto e pescoço.

O corpo é levado pelos combatentes e colocado em uma caminhonete.

Uma fotografia feita a partir de uma imagem pausada de um celular e obtida pela AFP supostamente mostra Kadhafi muito ensanguentado, mas ainda não está claro se ele estava vivo ou morto no momento da foto.

Na imagem, Kadhafi está com sangue no rosto e nas roupas.



Ainda não se tem notícias do que foi feito com o corpo. Algumas versões afirmam que foi levado para um local secreto.

Segundo o canal "Líbia livre", Kadhafi foi preso no mesmo momento em que seu filho, Muatassim, que Mansur Dau (o chefe dos serviços de segurança interior) e que Abddulah Senusi (chefe dos serviços de inteligência). De acordo com o CNT, Muatassim foi morto em Sirte e seu corpo foi levado para Misrata junto com o de Dau.

Um combatente do CNT, Mohamed Lahuaib Shaban, afirmou a uma jornalista da AFP que presenciou a prisão de Kadhafi, e que tirou dele uma arma, um revólver de ouro.

Um canal de TV partidário do regime deposto chegou a desmentir, num primeiro momento, a morte do dirigente.

Abubakr Yunès Jaber, ministro da Defesa do regime deposto de Muamar Kadhafi, também foi morto em Sirte, indicou nesta quinta-feira um médico à AFP.

Uma fonte de alto escalão do CNT informou também que a cidade de Sirte, último bastião da resistência das forças leais a Muamar Kadhafi, foi "totalmente libertada" nesta quinta-feira.

"Sirte foi totalmente libertada, e com a confirmação da morte de Kadhafi", a Líbia foi completamente libertada, declarou Khalifa Haftar, acrescentando que "aqueles que lutaram ao lado de Kadhafi foram mortos ou capturados".

Já a Otan anunciou ter bombardeado um comboio de veículos militares pró-Kadhafi nas proximidades de Sirte.

"Aproximadamente às 08h30, hora local (10h30 de Brasília) desta quinta, a Otan bombardeou veículos da força militar pró-Kadhafi que faziam parte de um grupo maior que circulava pelas vizinhanças de Sirte", afirmou o porta-voz da Otan, coronel Roland Lavoie.

A Otan não indicou se o coronel Muamar Kadhafi estava neste comboio militar "que representava uma ameaça para os civis", segundo a fonte.
No momento, a Otan não se pronunciou oficialmente sobre a questão.
O governo dos Estados Unidos, no entanto, informou que ainda não tem condições de confirmar a notícia.

"O Departamento de Estado não pode, neste momento, confirmar as notícias da imprensa sobre a captura ou morte de Muamar Kadhafi", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.
Apesar de não haver confirmação da morte do antigo líder líbio, a União Europeia saudou "o fim de uma era de 'despotismo'".

"A guerra acabou", declarou o governo italiano Silvio Berlusconi.

"Sic transit gloria mundi" (Assim passa a glória do mundo)", comentou, em latim, o ex-aliado de Kadhafi, durante uma reunião com líderes de seu partido, segundo a imprensa local.

A rebelião na Líbia começou há oito meses no leste do país. As forças de Kadhafi ameaçaram num determinado momento reconquistar o território, mas foram repelidas por bombardeios da Otan, autorizados por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU votada em março.
Kadhafi e vários aliados estavam foragidos desde a queda de Trípoli, em 23 de agosto.

Perto do hospital de campanha de Sirte, o anúncio da captura de Kadhafi foi recebido por um buzinaço, tiros para o ar e abraços.
Também em Trípoli, os habitantes celebraram o anúncio com buzinaços e disparos para o ar.






Do Jornal do Brasil,

Nenhum comentário:

Postar um comentário