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sábado, 1 de fevereiro de 2014

Comunicado da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus

Representantes da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus e do Ministério 
Público de Pernambuco tem se reunido para tratar de assuntos relacionados a
 contratações e convocações dos concursados.

O Promotor de Justiça Antônio Rolenberg Feitosa Júnior já havia solicitado que a
 prefeitura apresentasse, em um prazo de cinco dias, um estudo técnico contábil 
que demonstrasse as despesas com pessoal no âmbito geral.

Um estudo contábil foi realizado com todas as secretarias e foi detectado com 
efetivos, comissionados e obrigações legais, ou seja, vencimentos, contribuições previdenciárias, férias e 13° salário, que atualmente a Prefeitura do Brejo da Madre 
de Deus está com 55,9%do comprometimento da receita com despesa com o pessoal, ficando assim impedida pela lei de responsabilidade fiscal de convocar ou contratar de imediato.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado o limite prudencial é de 51% e o
 máximo de 54% com despesas na folha de pagamento com pessoal, neste ultimo
 caso, o município já sofrendo algumas restrições.

Apresentadas todas as informações ao Ministério Público,foi realizada na data de
 ontem, quinta-feira (30) na sede do Ministério Público em Caruaru, o levantamento 
gerencial especifico da Secretaria de Educação em face da proximidade do inicio
 do ano letivo, tendo sido demonstrado ao Ministério Público pela controladoria e 
procuradoria do município a total impossibilidade no momento de se realizar novas convocações ou contratações, mesmo tendo conhecimento da necessidade de 126 professores e outros cargos, para a Secretaria de Educação. Feitas estas 
considerações, ficou acordado junto ao Ministério Público algumas medidas 
administrativas a serem adotadas pelo município no prazo máximo de 90 dias, 
visando assim, ao final deste prazo, demostrar de forma concreta ao Ministério 
Público, e toda população, quais as soluções a serem tomadas de forma definitiva
 para adequar o município aos limites legais.

Entre as medidas acordadas, algumas se destacam em caráter emergencial:
* Recadastramento de todos os servidores efetivos e comissionados para que 
sejam identificadas suas efetivas lotações e exercício.

* Abertura de procedimentos administrativos disciplinares para os servidores que 
estejam afastados de forma irregular.

* Convocação imediata no prazo máximo de 15 dias de todos os servidores lotados
 na Secretaria de Educação que estejam com atestado médico acima de 15 dias, 
para serem submetidos oficialmente à junta médica, e por consequência serem 
readaptados, encaminhados em processo de aposentadoria ou para retornarem as 
suas atividades em caso de parecer médico.

O município vem trabalhando arduamente no sentido de fazer todas as adequações necessárias para que todas as secretarias funcionem de forma eficiente e com o
 número de servidores realmente necessários. Frisamos que além de todas estas 
questões, existe outra de fundamental importância que diz respeito à questão 
orçamentária e financeira, motivo que vem levando a atual gestão a realizar todos
 estes procedimentos sempre na responsabilidade e preocupação de cumprir com os pagamentos em dia de todos os seus servidores.


Da Assessoria

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