São muitos os pacientes que procuram
socorro na cidade vizinha
Ambulância do brejo é flagrada em frente
ao Hospital de Jataúba
Em outro dia o carro de apoio da Prefeitura de Brejo
é que foi fotografado em frente ao hospital de Jataúba
A saúde pública da cidade de Brejo da Madre de Deus está definitivamente acabada, o cidadão brejense continua a se deslocar até a cidade vizinha Jataúba em busca de atendimento médico, em um único dia o Hospital de Jataúba atendeu mais de 120 pessoas de Brejo.
Quase sempre quando o cidadão chega no hospital José Carlos de Santana é recebido com a informação “não tem médico”, e como a saúde não pode esperar, a solução é sempre Jataúba, distante 24 km do Brejo da Madre de Deus.
E para nossa surpresa, o município de Jataúba que é muito menor que o Brejo e recebe uma verba bem menor que a do Brejo, e a lamentável notícia da semana passada é que em apenas 24h (somente em um dia), o hospital de Jataúba realizou 226 atendimentos, sendo que 126 foram de brejenses, e 100 jataubenses, resumindo, o hospital de Jataúba está atendendo mais gente do Brejo da Madre de Deus do que da própria cidade.
Isso é uma vergonha! Para se ter uma idéia, no ano passado (2012) Jataúba recebeu para a saúde 3.103.000.00 (três milhões, cento e três mil reais) e o Brejo da Madre de Deus recebeu quase três vezes mais, foram R$ 8.687.000,00 (oito milhões, seiscentos e oitenta e sete mil reais), e mesmo recebendo muito mais do que a vizinha Jataúba, em Brejo falta médicos, ambulância, lençóis, remédios, algodão, soro e outros materiais necessários.
Como conta fatos não há argumentos, uma pergunta não quer calar: Porque Jataúba consegue manter o hospital com médicos 24h recebendo bem menos dinheiro na saúde e mesmo assim está cuidando dos cidadãos de lá e também dos de cá? Alguma coisa está errada, acorda brejenses!
As informações de quanto Brejo da Madre de Deus e Jataúba receberam de verba para a saúde no ano passado são do fundo nacional de saúde, e podem ser comprovadas no endereço eletrônico www.fns.saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário