Nº de acessos

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O bom exemplo tem que ser seguido














O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou, em parceria com o Disque-Denúncia e Secretaria de Defesa Social (SDS), na tarde de ontem (9), a Campanha “Paz nos Estádios”. O objetivo da campanha é intensificar o combate à violência nos eventos esportivos.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, salientou que a campanha é mais uma ferramenta de combate à violência nos estádios. “Não vamos ficar parados nenhum segundo enquanto nos estádios de Pernambuco a paz não reinar. Este já era um compromisso do MPPE que está sendo ratificado neste momento”, destaca Fenelon.

A campanha espera contar com a participação dos torcedores no repasse de informações, de forma que contribuam para um ambiente mais seguro dentro e fora de campo. Quem denunciar as infrações pode receber até R$ 300 de recompensa e terá sua identidade preservada.

As informações repassadas ao Disque-Denúncia serão, imediatamente, encaminhadas para a polícia. Comprovado o ato ilícito, o infrator será levado para as delegacias localizadas nos estádios. Ali, será registrado o Boletim de Ocorrência e um termo circunstanciado. Em seguida, o caso estará em poder do Ministério Público.

A depender da infração, o torcedor pode pagar uma multa, cujo valor é repassado a instituições estaduais de caridade. A volta aos estádios dependerá de sua atitude num programa de reciclagem mantido pelo Judiciário estadual em parceria com uma universidade. O torcedor que comete infração dentro de um estádio de Pernambuco poderá ficar até cinco anos sem voltar aos campos de futebol, em caso de reincidência.

“A campanha é completa, com divulgação nos veículos de comunicação. Também queria registrar a gratidão aos parceiros que contribuíram, pois nós dependemos desta parceria para a realização da campanha. Cada um teve um papel primordial”, frisou a coordenadora estadual do Disque-Denúncia, Carmela Galindo.

O PGJ ainda ressaltou o avanço que o Estado já conseguiu. “Pernambuco é referência no Brasil no combate à violência nos estádios. Sabemos que ainda há muito o que fazer, no entanto, avançamos muito. O processo do cadastramento das torcidas organizadas, iniciado, será outro passo importante para combater à violência nos estádios. Não admitiremos mais a violência”.

Fenelon, que foi coordenador do Juizado Especial Cível e Criminal do Torcedor (Jetep), também destacou o trabalho realizado pelo Jetep. “O Juizado do Torcedor teve e ainda tem repercussão internacional e foi, também, fundamental para diminuir o índice de violência nos estádios de Pernambuco”.

O presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, promotor de Justiça Paulo Augusto Oliveira, acrescentou que a campanha será mais uma vitória no combaté ao crime. “Vamos servir de referencia na Copa de 2014. Mais uma vez Pernambuco se destacará no cenário nacional”.

Parceria- A ação também tem o apoio do Grande Recife Consórcio de Transportes, da Federação Pernambucana de Futebol e da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-PE). Com forte mobilização na mídia (VTs, outdoors, cartazes e outbus), a campanha é realizada com criação a adesão de parceiros voluntários.





Da Assessoria,
Fonte: Portal rádio liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário