Da Agência Câmara,
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ouve hoje o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos por sua Pasta em relação à radiodifusão digital.
O debate foi proposto pelo relator da Subcomissão Especial de Rádio Digital, deputado Sandro Alex (PPS-PR). A subcomissão foi criada por sugestão do deputado, para que os parlamentares acompanhem a discussão sobre a escolha do padrão de rádio digital a ser adotado no Brasil. Duas tecnologias estão sendo avaliadas pelo Ministério das Comunicações: a norte-americana (IBOC) e a europeia (DRM).
“O padrão de rádio europeu vem sendo desenvolvido em sistema aberto e livre, criado e desenvolvido por um consórcio formado por empresas e emissoras interessadas na digitalização do rádio. Já o padrão americano é um sistema fechado e proprietário, o que traz inconveniente aos radiodifusores, que teriam de desembolsar royalties pelo uso e exploração do sistema”, diz Sandro Alex.
Segundo o deputado, a subcomissão vai debater as diferenças entre os sistemas americano e europeu, analisar os obstáculos de ordem técnica e conhecer as possibilidades de criar uma tecnologia nacional com base em um desses sistemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário