Nº de acessos

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rebeliões de presos na Paraíba atingem três penitenciárias


Rebeliões de presos em três unidades do sistema penitenciário da Paraíba, iniciadas no dia (29), resultaram na internação de um detento, em estado grave, no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. A causa provável dos motins, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do estado, seria conflitos entre os próprios presos. As rebeliões paralisaram os dois presídios de segurança máxima da capital (PB1 e PB2), e se estenderam ao Presídio de Segurança Média Desembargador Flósculo da Nóbrega, no Bairro do Roger, onde a situação já foi controlada, no final desta manhã.

O serviço de inteligência do Sistema Penitenciário estadual criou ontem (29) um comitê com representantes das secretarias de Segurança e Defesa Social, da Administração Penitenciária, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e da Pastoral Carcarária, para estabelecer um canal de negociação com os amotinados. O juiz da Vara de Execuções Penais da Paraíba, Carlos Neves da Franca Neto, está acompanhando as negociações. Não foram divulgadas informações sobre a extensão dos danos que as rebeliões causaram às instalações.

O governo do estado pretende investir mais de R$ 500 milhões no sistema penitenciário local, mas o dinheiro ainda não está disponível, segundo a assessoria de imprensa, que também informou que não há superlotação nas unidades onde ocorrem as rebeliões.

Fonte: Rádio Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário