Nº de acessos

terça-feira, 13 de março de 2012

MOVIMENTO DE EMANCIPAÇÃO CONTINUA!






Movimento Pernambuco "Emancipar para Crescer", alem de reunir várias caravanas emancipalista, trouxe um dos maiores baluarte pela luta das emancipações no pais, O deputado federal José Augusto Maia; presidente da frente parlamentar mista no Congresso Nacional, alem de Augusto Cesar Serejo; presidente da União brasileira que defende as emancipações em todo pais, Luiz Farias; representante da assembléia legislativa do Ceará, o deputado estadual Adalberto Cavalcante, a vereadora Maria Helena, alem de vereadores e populares das varias caravanas emancipalista de Pernambuco e Bahia.

O movimento iniciou-se as 13 horas com uma grande carreata pelas principais avenidas do distrito ao som da Orquestra Frevo Levanta a Poeira de Petrolina, quando a sociedade civil mais uma vez reuni-se para pedir a regulamentação urgente da emenda 15/96, para assim ser devolvida a prerrogativa das emancipações para os estados brasileiros.

A professora Benedita Portela, popular Bené, fez abertura apresentando as potencialidades do novo município que nascerá com um fortíssimo desenvolvimento econômico na fruticultura irrigada, em seguida Luiz Farias representante da Assembléia Legislativa do Ceará apresentou números positivos, indicando, por exemplo, um percentual de 1.4 nos repasses constitucionais, aproximadamente R$1.490.000,00 mensal. Em seguida o Deputado Adalberto Cavalcante, faz uso da palavra apoiando a todos os distritos de Pernambuco e Bahia que estavam também presente, uma vez que a luta é uma bandeira nacional, e que o movimento podia contar com o apoio do mesmo.

Julio Cesar Monteiro, Presidente Estadual da União Pernambucana em Defesa dos Novos Municípios, um dos principais organizadores do movimento, agradeceu a toda população do distrito e as caravanas de Nascente – Araripina; Ponta de Pedra – Goiânia; Pão de Açúcar- Taquaritinga do Norte; Barra de São Pedro – Ouricuri ; Projeto Fulgência – Santa Maria da Boa Vista; Ibiranga – Itambé; Caraibeiras – Tacaratú; São Domingos – Brejo da Madre de Deus este representado pelo vereador Hilário Paulo. A Bahia estava representada por Jacson Distrito de Pilar- cidade de Jaguararí – Raquel Coelho – Santana do Sobrado, cidade de Casa Nova.

Augusto Cesar Serejo, que vem viajando o pais inteiro, pela 3ª vez em Izacolandia, em sua fala convocou o movimento Pernambucano para desembarcar dia 10 e 11 em Brasília, onde caravanas vindas de todos estados brasileiros devem pressionar pela urgência da regulamentação da emenda 15/96. Augusto lembrou que cada estado chegará com uma apresentação intitulando suas culturas, Pernambuco decidiu pela apresentação do Frevo.

Entre outras autoridades proferiram uso da Palavra Maria Helena, sempre presente aos movimentos de emancipação de Izacolandia, e por fim José Augusto Maia, que abraçou com muita veemência a causa, conseguindo no congresso a maioria dos apoios para resolver o problema. Augusto Parabenizou a iniciativa ressaltando que a sociedade civil é quem está resolvendo, uma vez que ambos imbuídos de um poder emanado pelo povo, pela qual estes é a quem a câmara e congresso realmente devem atender.


Por: Alberes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário