Desde o início do ano, diversas empresas da região, além de vários profissionais liberais, foram lesados com o antigo golpe da lista telefônica. O que ocorre é que antes das privatizações, as companhias telefônicas forneciam gratuitamente, listas telefônicas de assinantes, tanto residenciais quanto comerciais.
O grande problema está nas quadrilhas que se passam por empresas do ramo e cobram por um serviço ou produto que nunca será fornecido. De acordo com o coordenador do Procon-Caruaru, Adenildo Batista, o empresário deve tomar cuidado ao receber documentos de desconhecidos quando solicitam a sua assinatura, uma vez que a prática desse golpe se baseia na falta de atenção.
“Alguém envia um fax para a empresa informando que o serviço é gratuito. Achando legal, o comerciante assina e devolve o fax. Entretanto, ele não tem o cuidado de ler o que está no papel. Depois de sete dias, eles retornam as ligações fazendo ameaças”, explicou Adenildo.
Na semana passada foram registrados seis queixas no Procon-Caruaru, inclusive de cidades circunvizinhas, como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Os contratos fechados via fax, telefone ou internet são válidos de acordo com a legislação. Portanto, é preciso ter bastante cautela para fechar parcerias ou divulgar negócios através deste serviço.
“O empresário ou comerciante não deve pagar nenhum valor sobre isso. Elas trabalham sobre pressão psicológica e não negativam nenhuma empresa. É preciso ter bastante atenção, porque isso se trata de mais um golpe”, ressalta.
Fonte: portal rádio liberdade
Nós que fazemos o Patrulha do Agreste, alertamos que se você foi vítima dessa quadrilha procure de imediato ajuda em uma delegacia, no ministério público ou ligue para nosso advogado Dr. Neydson (81) 9632-4666
Nenhum comentário:
Postar um comentário