quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Barragem de São de Sinésio continua com parede destruida


Deste de 2011 parte da parede foi levada pelas águas
 e o problema não foi resolvido pelas autoridades
"Se chover como choveu em 2011, 
Santa Cruz corre um grande risco" afirma Defesa Civil



A equipe de Defesa Civil de Santa Cruz do Capibaribe fez um levantamento de alguns mananciais que ficam localizados na “Capital da Moda”  e outras localizadas no município vizinho de  Taquaritinga do Norte,  e estas causa  risco eminente para Santa Cruz por conta de sua localização geográfica e é bom lembrar que em caso de algum incidente  envolvendo as barragens de São Paulo de Sinésio e Algodão localizadas na zona rural de Taquaritinga do Norte,  causaria catástrofes direta no na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
Além dessas duas barragens, a equipe visitou também as Barragens do Tibúrcio e da Manhosa, essas localizadas na área urbana de Santa Cruz do Capibaribe. O trabalho resultou em um relatório baseado em depoimentos de populares e várias fotografias que mostram a realidade preocupante desses mananciais.

A Barragem de são Paulo de Sinésio é que está em situação mias preocupante por conta que parte da parede, ou seja, mais de 50 % de seu vertedouro (sangradouro), foi levada pelas águas das chuvas que caíram no ano de 2011, conforme mostra as fotografias registradas nos dias 09, 10, e 11 de Janeiro deste ano. Até o momento nada foi feito pelas autoridades competentes (Prefeitura de Taquaritinga do Norte e Governo do Estado de Pernambuco),  para a resolução do problema.
A maior preocupação da Diretoria de Defesa Civil, é que, se o índice chuvas deste ano for forte como foi no ano de 2011, a referida Barragem pode não suportar o volume de água e a parede principal corre o risco de ser destruída causando uma catástrofe em nosso município.

“Alertamos que a população, não construa em áreas de risco mesmo que seja uma construção em um terreno adquirido legalmente, pois essas pessoas estão colocando a própria vida em risco,  e informamos ainda que estamos trabalhando em contato com as autoridades competentes solicitando uma ação imediata para não seja preciso registrar mais um momento triste em nossa história, nossa parte enquanto Defesa Civil nós estamos fazendo” declarou Bartôl Neves Diretor de Defesa Civil.




Do Patrulha do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário