terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Campanha 16 Dias de Ativismo no Brasil

A Campanha 16 Dias de Ativismo no Brasil
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres acontece no Brasil desde 1991, ano em que foi criada. Porém, antes de 2003, ela acontecia por meio de ações locais fragmentadas, sem grande apelo e força suficientes para chamar atenção da população nacional.
Esse cenário mudou a partir de 2003 quando, numa iniciativa impulsionada pela Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento - AGENDE e com a parceria e o apoio financeiro do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – UNIFEM, a Campanha 16 Dias de Ativismo tornou-se uma campanha educativa de massa, com foco nacional.

para chamar atenção da população nacional.
Para se ter uma idéia, a Campanha 16 Dias de Ativismo, desde então, é uma reconhecida ação integrada nacionalmente que envolve parcerias no âmbito nacional com 32 redes e articulações nacionais de mulheres (2.400 organizações) e de direitos humanos (400 organizações); órgãos governamentais do Legislativo, do Executivo e do Ministério Público Federal; empresas públicas, estatais e privadas; representações das agências das Nações Unidas no país. Em 2007 e 2008, a mobilização foi promovida conjuntamente por AGENDE e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República – SPM/PR.


Gráfico 1. Fonte: AGENDE, Campanha 16 dias, 2008.


Atualmente, a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres está contemplada no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2007) e no Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres (2008), coordenados pela SPM/PR e implementados em 24 Estados da Federação. São ações que envolvem quatorze ministérios numa perspectiva de transversalidade da Política Nacional para Equidade de Gênero.
Com consolidada e crescente rede de parcerias, a Campanha 16 Dias de Ativismo no Brasil é um experiência exitosa. Comparando as edições, o número de eventos vem aumentando consideravelmente, chegando em 2008 com um aumento de mais de 1000% em relação a 2004:
Além do positivo aumento do seu alcance, destaca-se que a Campanha 16 Dias de Ativismo já está legitimada em importantes espaços. Um dos exemplos do sucesso está na parceria desde 2004 com o Comitê Permanente para Questões de Gênero do Ministério de Minas e Energia e Empresas Vinculadas (Petrobrás, Eletrobrás, Eletronorte, Itaipu Binancial, Furnas, Chesf, Eletrosul, Eletronuclear, CGTE, CEPEL, Transpetro, BR Distribuidora) e os respectivos Comitês de Gênero nas empresas estatais. Para além do patrocínio, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres hoje integra o Plano de Ação dessas empresas no Programa Pró Equidade de Gênero, coordenado pela SPM/PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário