Nº de acessos

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Prefeitura de Santa Cruz realiza benfeitorias na Magana

O povoado da Magana, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, tem recebido ao longo da atual gestão diversas benfeitorias, milho da Companhia Nacional de Abastecimento, nivelamento da estrada, carro pipa para sugar água de barreiros, cursos técnicos, palestras sobre leite, manuseio, higiene e derivados da cabra e uma ambulância são algumas conquistas para a vila.

Economia
Em união com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a prefeitura de Santa Cruz conseguiu para a Magana cursos técnicos de administração, recursos humanos e informática. Aproximadamente 70 alunos aprenderam uma nova atividade. Com o desejo de desenvolver a economia local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente realizou palestras com caprinocultores sobre cuidados no manuseio do leite de cabra, criação e convívio com a seca no semiárido.

Bruno Bezerra, Secretário de Desenvolvimento Econômico, falou que o seu desejo não é só trabalhar o lado da criação e do manejo, mas abrir o mercado para os produtos e derivados da cabra. “O que a gente pode ver é que existem alguns criadores em nossa zona rural com uma produção expressiva, mas com dificuldade de colocá-la no mercado. O poder público tem a finalidade de ajudar a desenvolver novos artigos com a retirada do leite de cabra como é o caso do queijo, iogurte e requeijão e agregar valor ao que é fabricado”.

Recursos Hídricos e infraestrutura
No intuito de otimizar o aproveitamento da água, o poder público municipal atendeu a solicitação da Associação da Magana e cedeu um caminhão pipa para transportar água de barragens e abastecer as cisternas dos moradores para saciar a sede de animais, limpeza das residências, entre outras atividades.

A estrada que liga o povoado a cidade foi outro ponto que recebeu benfeitorias, trabalho intenso de cobertura, recuperação e nivelamento foi realizado no lugar. Diversos trechos estavam deteriorados, dificultando o deslocamento da população. Foram mais de 70 toneladas de cascalhos colocados para a melhoria da via.

Agricultura Familiar


Os agricultores receberam 45 toneladas de milho a preço abaixo do mercado, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, transportados gratuitamente pela Prefeitura Municipal. A prefeitura também conseguiu para os plantadores o programa “Terra Pronta”. A iniciativa é do Governo do Estado e consiste na preparação de um hectare de terra para o plantio de sementes pelos agricultores de baixa renda.

“Tivemos a satisfação de ver que o trabalho da prefeitura está sendo realizado para o homem do campo, estou muito feliz em presenciar importantes ações como a reestruturação de estradas, milho e preparação de terras para agricultores, melhorias na iluminação, extração de água em barragens, cursos técnicos e uma ambulância, isso mostra que esse governo é o que mais está fazendo pela Zona Rural”, ressaltou EdsonVieira.

Na saúde o poder público conseguiu uma ambulância para facilitar o translado de pacientes para hospitais da cidade. A entrega foi feita no sítio do Carrapicho, porém, a unidade móvel de saúde está servindo todo meio rural.



Do  Patrulha do Agreste  /Informações da Assessoria





Nenhum comentário:

Postar um comentário