Nº de acessos

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Candidato promete casas em troca de votos




A Polícia Federal na Paraíba desencadeou, na manhã desta sexta-feira (21), a “Operação Vivenda”, com objetivo de desarticular esquema criminoso liderado por um candidato ao cargo de vereador de João Pessoa, (identificado apenas pelas iniciais I.L.), nas eleições municipais deste ano. Durante as investigações, ficou demonstrada a montagem de uma estrutura criminosa para oferecimento de casas em troca de votos.
Diante da promessa de recebimento de casas, os eleitores eram cadastrados em cooperativa, onde informavam seus dados pessoais, inclusive, número de título e seção eleitoral. Dessa forma, ficavam cientes que o recebimento da moradia estava condicionado ao voto no presidente da cooperativa para vereador em João Pessoa/PB, que viesse a ser computado em determinada seção eleitoral.

A Polícia Federal já dispõe de farta documentação comprovando a fraude, estando demonstrado, antes mesmo do início do cumprimento dos mandados, que aproximadamente seis mil pessoas na capital da Paraíba estavam cadastradas esperando suas casas em troca de seus votos.

Estão sendo cumpridos 04 mandados expedidos pelo Juiz da 76ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Eduardo José de Carvalho Soares - sendo 02 de prisão preventiva e 02 de busca e apreensão. Toda a documentação e material de informática apreendidos serão examinados e periciados, podendo resultar na identificação de outras pessoas que tenham participado das fraudes.
Nesta manhã, a PF realizou um mandado de busca e apreensão na Coopercasa, localizada no segundo andar do edifício das Nações Unidas, na avenida Visconde de Pelotas, no Centro de João Pessoa. Ao todo, duas viaturas da PF participaram desta ação.
O secretário da Cooperativa, identificado apenas como Micael, foi levado a sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Em depoimento, ele negou a participação da empresa e disse que estava sendo vítima de uma armação política.
Uma entrevista coletiva será dada às 12h30, na sede da Superintendência Regional da PF em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário