Nº de acessos

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Gêmeos siameses nascem no Pará




Gêmeos siameses, filhos de uma mulher de 23 anos e que já tinha outros três filhos, nasceram no último dia 19 em Anajás, no Pará. "Eles têm duas cabeças, com dois cérebros funcionais, dois estômagos, duas colunas vertebrais e um só coração", segundo o obstetra José Brasil, que realizou o parto no Hospital Municipal de Anajás.
“A mãe já tinha outros três filhos pequenos e estava previsto para realizarmos um parto normal. Só que ela tinha acabado com a dilatação e não conseguia ter o bebê. Percebemos que a criança era grande e estava sentada. Por isso, optei pela cesariana. Quando vi a criança, levei um susto. Toda a equipe médica se surpreendeu”, disse Brasil ao G1.
A mãe e as crianças passam bem e estão em estado estável. Os gêmeos foram transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Belém e foram batizados pela mãe como Emanuel e Jesus. O bebê nasceu com cerca de 4,5 quilos.
O médico diz ter visitado no domingo (25) os bebês, que agora estão sob cuidados de outra equipe, e que “os especialistas, até o momento, descartaram uma intervenção cirúrgica”. “As crianças estão em estádo estável e possuem dois cérebros funcionais. Eles estão sendo monitorados e há apenas um problema respiratório, por isso está sendo usada ventilação de auxílio. A mãe está em um centro de apoio do governo, para poder amamentar”, acrescentou o médico.
Segundo a secretária Municipal de Saúde de Anajás, Dilma da Silva Soares, a mãe não foi submetida a ultrassom, porque na cidade não há o aparelho.“A mãe mora na zona rural da cidade, que é distante, mas vinha todo mês para o hospital realizar os exames de rotina durante o pré-natal. Na cidade, não temos aparelho de ultrassom, mas estamos trabalhando para adquirir um logo para melhorar a assistência às gestantes”, diz Dilma.
“A mãe ficou assustada quando viu as crianças, claro, mas falamos para ela que o filho tinha um problema. Agora ela está bem, mais tranquila”, informou o obstetra.
Outros casos de gêmeos siameses foram registrados no Brasil neste ano. Ruan Pablo e Ryan Pedro nasceram em Santos Dumont, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, unidos pelo umbigo. Outro caso também ocorreu em outubro em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás. Os bebês, que nasceram prematuros, são unidos pelo tórax e abdômen.






Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário