Nº de acessos

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Os lixões e sua triste realidade!




Sem ter e nem receber a atenção devida, diversas cidades, principalmente do nosso interior, lixões em locais impróprios e inadequados, além de aterros sanitários inacabados, vem sendo um dos maiores tabus dos governos e da nossa sociedade.

A nossa atual realidade é na verdade e sem sombra de dúvidas, "Um Crime", com as pessoas, os animais, o meio - ambiente e a nossa própria vida. O que vemos são; "Promessas", não cumpridas, sonhos esquecidos, e uma interrogação de futuro!

Quer um grande exemplo: Estas imagens são do "Lixão de Toritama".

A chamada e reconhecida cidade de trabalho e progresso, a "Capital do Jeans". Aqui vemos além do crime ambiental, um verdadeiro descaso com a natureza, os animais, os homens e os animais. São claras as imagens homens e mulheres em meio a isso tudo e o pior sem nenhuma orientação, acompanhamento e nem se quer materiais apropriados para o trabalho em meio ao lixo.

Vale salientar que são lixos domiciliares e industriais. São prazos se vencendo, a justiça dando mais prazo, o tempo passando e o caus e o sofrimento só aumentando.Será que em algum momento, esses prazos serão encerrados, a justiça fará valer seu poder, os políticos que também são seres humanos, vão acordar, se unir e buscar uma saída para tal problema.

Vale lembrar que em Agosto deste ano, foi o prazo final para que o municípios brasileiros se regularizassem quanto ao seus aterros sanitários. A chamada "Lei de Resíduos Sólidos", promulgada no ano de 2010, porém a maioria absoluta dos municípios não conseguiram atender as exigências da Lei e com as mais diversas explicações e desculpas e esse prazo foi mais uma vez ampliado, um outro prazo foi dado aos municípios.

Segundo a MP (Medida Provisória) 651, que segue em tramitação no Congresso Nacional, que prorroga o prazo para que os municípios se adequem, evitando que os municípios sejam penalizados, que políticos não sejam presos, mas deveria ter não só o prazo expandido, mas que tivesse uma fiscalização mais rígida, pra que os nossos governantes tenham mais compromisso com as leis, com a sua cidade, seu povo e com o nosso meio ambiente. 

E por fim me pergunto; Até quando isso vai ocorrer?

Do: Patrulha do Agreste / Por: Wendell Galdino

Um comentário:

  1. Presados amigos deste Blog a verdade sobre os lixões é q as prefeituras não se empenham em resolver o problema.Estou abrindo uma empresa de reciclagem e só tenho encontrado barreiras.1/3 das prefeituras do pais não se adequaram a Pnrs porque veem com descaso a situação ambiental.Propuseram q eu abrisse uma cooperativa ou associação p fazer a coleta SELETIVA em Santa Cruz mas é inviável.Estou organizando me como empresa e em breve espero em Deus vcs verão a BUMERANGUE recicláveis uma empresa com os Objetivos de Reduzir,reciclar,reutilizar com Rentabilidade. No face Bumernguereciclaveis.com.

    ResponderExcluir