Nº de acessos

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PF Desarticula Organizações que Fraudavam o INSS e o SFN


Goiânia / GO – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (16/09) a Operação CAVERNA DE PLATÃO.

com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas que estariam atuando em fraudes contra o INSS e o Sistema Financeiro Nacional.

Ação da PF impediu o prejuízo de 14 milhões de reais aos cofres públicos, decorrente de uma das várias fraudes bancárias praticadas pelo grupo investigado.

Cerca de 110 policiais federais cumpriram em três Estados da Federação, 11 Mandados de Prisão (entre preventivas e temporárias), 05 Mandados de Condução Coercitiva, 18 Mandados de Busca e Apreensão, além de Sequestros, Arrestos e Penhoras, somado ao afastamento cautelar de servidores públicos.

Os mandados ocorreram nas cidades de Abadiânia, Anápolis, Caldas Novas, Goianápolis, Marzagão, Nerópolis e Trindade, todas de Goiás, e ainda Brasília/DF e Arapoema/TO.

As investigações tiveram início há cerca de um ano e objetivava, inicialmente, apurar o desvio mensal e contínuo de valores da Previdência Social através da concessão irregular de benefícios de Amparo Social ao Idoso (LOAS).

Nesse período, restou apurado que foram requeridos, em todo território nacional, cerca de 530 benefícios LOAS, dentre os quais se encontram ativos 201 benefícios em Goiás e 369 benefícios em todo o país, equivalente ao prejuízo atual para os cofres da Previdência Social cerca de 7,5 milhões de reais, atualizados até agosto 2014.

O prosseguimento das investigações também possibilitou identificação de outro grupo organizado que, com a participação do Cartório Extrajudicial localizado no estado de Goiás, atuava em sucessivas fraudes bancárias.

Comunicamos que haverá entrevista coletiva hoje, 16/09, as 09h30mim na Sala de Imprensa desta Superintendência Regional, sita na Av. Edmundo Pinheiro de Abreu, nº 826, St. Pedro Ludovico, Goiânia/GO.

O nome da operação foi escolhido em razão de que a investigação demonstrou serem os beneficiários fictícios (visão distorcida da realidade).

Assim, enquanto na alegoria da Caverna (Caverna de Platão) as pessoas que viviam em seu interior tinham uma falsa impressão de que as sombras constituíam pessoas, denotando uma imagem distorcida e confusa quanto à realidade.

Do: Patrulha do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário