Nº de acessos

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Polícia Federal Realiza Maior Apreensão de Cocaína do ano 24,2kg e prende 03 Suspeitos por Tráfico de Drogas






A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu na noite do dia 22/08/2014, por volta das 22h, MIGUEL ANGELO OVERLARD, 46 anos, mecânico, casado, natural de Rio Brilhante/RS e residente em Cidade Del Leste/PY- (não possui antecedentes criminais), AIRTON BENJAMIN CIBILS, 48 anos, agente de turismo, casado, natural de Irai/RS e residente em Foz do Iguaçu/PR- (não possui antecedentes criminais), e JÚLIO CÉSAR DA SILVA CORREIA, 29 anos, autônomo, casado, natural e residente em Olinda/PE- (não possui antecedentes criminais),

As prisões aconteceram em virtude de investigações de rotina realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE, visando reprimir o tráfico de drogas na capital pernambucana, tais averiguações foram aprofundadas e deram conta de que estaria para acontecer uma entrega de cocaína numa pousada que fica localizada no bairro de Piedade/PE.

Diante dessas informações foram montadas equipes de policiais federais que se deslocaram até o local suspeito e ficaram fazendo vigilância a uma certa distância quando perceberam que um fiat uno de cor preta e placas ORC-6433 de Belo Horizonte/MG estava estacionado em frente a pousada e logo em seguida a visualizaram a chegada de um outro veículo polo de cor prata e placas PGJ-7491 de Olinda/PE.

A ação teve seu desfecho final quando os federais observaram a saída de um suspeito (AIRTON) que estava hospedado na pousada e indo ao encontro do condutor do veículo polo (JÚLIO) onde ambos abriram os porta malas dos respectivos veículos e fizeram a transferência de uma mala para o fiat uno.

Momento em que foi feita uma abordagem rápida e eficaz, tendo ambos os suspeitos sidos detidos e ao ser verificado o interior da mala que estava no fiat uno encontraram diversos tabletes de cocaína e dentro do polo também descobriram outra mala com mais cocaína, diversos sacos que continha pó da mesma droga e uma pistola taurus, calibre 380 com 14 (quatorze) munições no carregador.

Na sequência das investigações os federais adentraram o quarto em que AIRTON estava hospedado e após fazer uma varredura com arma em punho também encontraram o último suspeito (MIGUEL) que estava escondido num sótão que fica nas dependências da cozinha da pousada.

As duas malas continham juntas 21 (vinte e um) tabletes que totalizaram um peso bruto de 21,1Kg (vinte e um quilo e cem gramas) e os outros sacos em pó 3,1Kg (três quilos e cem gramas) perfazendo um peso total bruto de 24,2Kg (vinte e quatro quilos e duzentos gramas) de cocaína. Esta foi a maior apreensão do ano feita pela Polícia Federal em Pernambuco deste tipo de droga.

Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais onde acabaram sendo autuados por tráfico interestadual de entorpecentes e associação (artigo 33, 35 e 40 da Lei 11.343/06) e JULIO em virtude de estar portando arma de fogo de calibre permitido também foi autuado no artigo 14 da Lei 10.826/03 e caso sejam condenados poderá pegar penas que variam de 5 a 25 anos de reclusão.

Após as praxes processuais os presos foram submetidos a exame de corpo de delito no IML-Instituto Médico Legal e em seguida recambiados para o COTEL - Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficarão à disposição da Justiça Estadual de Jaboatão dos Guararapes/PE.

Além da droga, dos veículos e da arma, também foram apreendidos 08 (oito) aparelhos celulares, 01 (um) relógio dourado e a quantia de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) que estavam em poder de AIRTON.

Em seu interrogatório MIGUEL negou qualquer participação com o tráfico dizendo que chegou em Recife/PE juntamente com AIRTON no dia 19.08.2014 apenas para fazer turismo e pela curiosidade de conhecer o mar e andar de avião e que havia se escondido por que pensou que o hotel estava sendo alvo de um assalto.

Já AIRTON informou que veio a Recife/PE na companhia de MIGUEL a pedido de um colega do Paraguai e que ambos não sabiam de nada a respeito da droga encontrada nas malas quando lhe foi repassada para ser levada para Foz do Iguaçu/PR e que a sua intenção era alugar um imóvel na capital pernambucana para abrir uma agência de turismo.

Por fim JÚLIO informou que não teve contato com MIGUEL mas que AIRTON sabia que havia drogas no interior da mala e que apenas estava sendo pago para transportar a droga até a pousada e a arma que foi encontrada em seu carro foi lhe dada como parte do pagamento de uma moto que havia vendido.

Pela forma de apresentação a droga e oriunda do Paraguai e seria levada para Foz do Iguaçu/PR para ser entregue a outros traficantes com o objetivo de abastecer vários pontos de venda de drogas no Paraná.

· Em 2013 a PF apreendeu 2.327Kg de maconha, 378 quilos de pasta base de cocaína, 18,7 quilos de cocaína pura e prendeu 45 pessoas por envolvimento como o tráfico de drogas; 

· Está é a 24ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco. Até a presente data já foi tirado de circulação 139,4Kg de pasta base de cocaína, 7,8Kg de crack, 4.493Kg de maconha, 5,8Kg de haxixe e 43Kg de cocaína pura, 9.000 comprimidos de Artane, tendo sido presas 29 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas;

Do: Patrulha do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário