Nº de acessos

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Falso agente penitenciário é preso na PB





O secretário de Administração Penitenciária do Estado, Walber Virgulino, prendeu nesta terça-feira (15), Sérgio Costa de Sousa, de 40 anos, conhecido como 'Gordo Guinga'. Ele estava se passando por agente penitenciário no presídio do Róger, usando fardamento e portando um revólver calibre 38 especial. 

De acordo com o secretário, Sérgio estava cumprindo pena restritiva de direito e prestando serviços à comunidade por ter sido condenado por estelionato, conforme informações do site da Vara das Execuções Penais.

A prisão aconteceu depois da atuação do Serviço de Inteligência e com apoio do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe).

A prisão foi feita em flagrante e o falso agente penitenciário responderá por porte ilegal de arma e usurpação de função pública. 

Walber Virgulino disse que Sérgio terá regressão de regime e que outras investigações estão sendo feitas em várias unidades prisionais do Estado em ações que marcam o início da moralização no sistema prisional da Paraíba.

“Isso é uma prova que a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) está mudando e o crime não compensa nem dentro e nem fora do Sistema Prisional da Paraíba, a moralização do Sistema foi um compromisso firmado por mim desde o dia que assumi a pasta e as ações continuam”, enfatizou.


O secretário informou ainda que uma sindicância interna será aberta para apurar as circunstâncias que possibilitaram o trabalho do homem detido na unidade prisional.
O presídio Flósculo da Nóbrega, conhecido como presídio do Róger fica localizado no Bairro do Róger, bem próximo ao Centro de João Pessoa, numa área de densidade populacional muito grande, por isso movimento populares já pediram a sua desativação.
Além disso, o presídio é palco constante de rebeliões e mortes de detentos. A última rebelião no local aconteceu no dia 17 de agosto passado. No tumulto, 14 presos ficaram feridos e um deles morreu. Rixas entre facções criminosas é que teriam motivado a rebelião.  


Fonte: Correio da PB





Nenhum comentário:

Postar um comentário